•BENJAMIN FRANKLIN (1706 – 1790)

  • BENJAMIN      FRANKLIN (1706 – 1790)

Benjamin Franklin foi um homem de Estado Americano, administrador e cientista. Desempenhou um papel importante na Revolução Americana, tendo estado envolvido na Declaração da Independência, e no projecto da Constituição dos Estados Unidos da América. Fez descobertas importantes no que se refere à natureza da electricidade.


Franklin era a décima quinta criança de uma família de 17 filhos de um fabricante de velas de sebo de Boston, no Massachusetts. Foi um autodidacta, aprendiz de tipógrafo na oficina do seu meio – irmão, aborrecido com as restrições impostas aos aprendizes, fugiu para Filadélfia. Aí mudou com rapidez da tipografia para o jornalismo. O seu Poor Richard´s Almanac, publicado anualmente, entre 1732 e 1757, era um dos livros mais populares do período colonial da América. Muitas frases aí publicadas, umas tiradas de outros autores, outras criadas por Franklin, tornaram-se provérbios americanos. Franklin possuía um espírito criativo e original. Foi rapidamente atraído pelo funcionalismo público. Criou o primeiro serviço de incêndio da Pensilvânia, em 1736, e fundou a Sociedade de Filosofia Americana, em 1743. Em 1752, mereceu o reconhecimento internacional pelas suas experiências com a electricidade. Fez voar um milhafre no meio de uma tempestade, e uma faísca saltou de uma chave que atara com um cordel ao milhafre para o chão. A partir dessa experiência, que demonstrava que o relâmpago era eléctrico, projectou o primeiro condutor da luz. Era uma experiência perigosa, outros dois que tentaram antes morreram.

 

Franklin começou a envolver-se cada vez mais na política. Foi enviado para Inglaterra como representante colonial. De 1757 a 1762, e uma vez mais de 1764 a 1775. Em Inglaterra, era muito procurado nos círculos sociais, sendo admitido na Royal Society pelas suas pesquisas científicas. Tentou alterar algumas medidas políticas de Jorge III, mas estas mudanças não reduziram os impostos elevados dos colonos, a ponto de estes serem levados à revolta. Franklin regressou ao seu país tomando lugar ao lado dos que procuravam tornar-se independentes. Foi um dos poucos americanos conhecidos a nível internacional, e a sua posição influenciou muitos outros.

 

Ajudou Thomas Jefferson a esboçar a Declaração da Independência de 4 de Julho de 1776, e assinou esse histórico documento. Foi depois em missão especial para França, o que assegurou o apoio armado da França à causa Americana. Quando a guerra terminou com a rendição dos ingleses, em Yorktown, no ano de 1783, foi Franklin que negociou o Tratado de Paris, pelo qual os ingleses acabaram por reconhecer a Independência dos Estados Unidos da América. Franklin foi membro importante da Convenção de 1787 a 1788, que após muitas discussões redigiu a Constituição dos Estados Unidos da América.

BENJAMIN FRANKLIN 01

BENJAMIN FRANKLIN 02

BENJAMIN FRANKLIN 03

BENJAMIN FRANKLIN 04

BENJAMIN FRANKLIN 05

BENJAMIN FRANKLIN 06

BENJAMIN FRANKLIN 07

BENJAMIN FRANKLIN 08

Deixe um comentário