•JAMES WOLFE (1727 – 1759)

  • JAMES      WOLFE (1727 – 1759)

James Wolfe foi um soldado inglês, cuja vitória decisiva Quebeque, no ano de 1759, fez com que o Canadá se tornasse parte do Império Britânico. Wolf teve a sua morte em batalha.


No início de 1750, a região oriental do Canadá fazia parte de um império francês que se estendia do rio Mississipi a Nova Orleães. Os franceses envolviam-se por vezes em conflitos com os ingleses, dado que estes últimos alargavam as suas colónias para o interior a partir do litoral. Em 1756, rebentou a Guerra dos sete Anos, na Europa, entre a Inglaterra e a França, e as lutas travaram-se em todo Mundo, com maior incidência na América do Norte, onde ficou conhecida pela guerra franco – indiana. Wolf foi enviado para lutar nesta guerra, em 1758.

 

James Wolfe era um jovem fraco e estudioso, de modo nenhum um tipo de herói militar. No entanto, possuía bastante energia e determinação e uma tendência para a originalidade que lhe iria garantir a fama para sempre. Entrou para o exército aos 14 anos. Em 1758, com apenas 31 anos, Wolfe foi mandão para a América do Norte como general de brigada. Desempenhou um papel importante na conquista de um forte francês, em Louisburg, e o primeiro – ministro, William Pitt, nomeou-o general da divisão com a missão de tomar Quebeque.

 

A operação que se seguiu tornou-se numa epopeia da história militar. Após 3 meses de cerco, os ingleses, não tinham conseguido impressionar a posição inabalável dos franceses. Wolfe ficou deprimido com o fracasso de todos os ataques e adoeceu. Resolveu-se por uma solução audaciosa. Durante a noite de 12 para 13 de Dezembro, atravessou o rio de São Lourenço na parte de cima da cidade, surpreendendo as sentinelas francesas na enseada, actualmente com o seu nome. Wolfe e seus homens subiram depois os rochedos que se supunham impossíveis de escalar, no mio da escuridão.

 

Quando Wolfe tinha cerca de 4.000 homens formados para a batalha nas planícies de Abraão, a sudoeste de Quebeque, e apanharam os franceses completamente de surpresa. Os franceses foram totalmente derrotados. Wolfe foi ferido três vezes e morreu antes de terminar o ataque aos franceses. Sabendo que vencera, afirmou que morria feliz. A guerra terminou com o Tratado de Paris de 1763, em que a Inglaterra tomou posse o Canadá e todas as terras francesas a leste do Mississipi.

JAMES WOLFE 01

Deixe um comentário