•SIR ISAAC NEWTON (1642 – 1727)

  • SIR      ISAAC NEWTON (1642 – 1727)

Sir Isaac Newton foi um brilhante cientista inglês e o pai da ciência moderna. Foi o primeiro a provar que a natureza obedece a leis constantes. A sua teoria da gravitação universal explicou o movimento dos planetas e das estrelas.


Newton era filho de um agricultor que morreu antes do filho ter nascido. Este era uma criança débil, e não se esperava que sobrevivesse. Newton viveu até aos 84 anos. A mãe de Isaac deixou-o ao cuidado da sua avó durante nove anos, contribuindo para lhe criar um sentimento de insegurança que se revelou mais tarde na sua vida através de ataques de fúria contra quem sugerisse que as suas descobertas estavam erradas ou não eram completamente da sua autoria.

 

Newton revelou ser pouco dotado para o seu primeiro emprego, como responsável por uma exploração agrícola, preferindo passar o tempo a pensar, debaixo de uma árvore. Ficava intrigado com as forças da natureza e perguntava-se a si próprio se a força que faz uma maçã cair da árvore para o chão era a mesma que fazia a Lua girar em torno da Terra.

 

Newton foi para a Universidade de Cambridge, e na altura em que licenciou, em 1665, fizera descobertas matemáticas de grande relevo. Como professor de matemática em Cambridge iniciou investigações sobre a luz e descobriu que a cor não vem dos objectos, mas sim da própria luz. O trabalho mais importante foi tornado público em 1687, embora tivesse sido formulado alguns anos antes. O seu livro Princípios Matemáticos de Filosofia Natural, era tão avançado que se dizia que não havia uma dúzia de homens na Europa capazes de entender. As suas 3 Leis estabeleciam o princípio crucial da gravitação, que cada partícula no universo atrai todas as outras em proporção à sua massa. Este princípio deu resposta à sua questão levantada debaixo da macieira. O que sobe tem de cair, afirmou Newton. Era o princípio universal, que se aplicava tanto aos planetas como á maçã. A ideia de que a natureza se podia reduzir a leis como essa foi o princípio do método científico moderno.

 

A vida pessoal de newton foi acentuada por controvérsias com colegas cientistas, derivadas da incapacidade de Newton aceitar as críticas sem ter os seus habituais ataques de fúria. Teve dois esgotamentos nervosos, um provocado pela morte da mãe e outro por uma discussão com um amigo íntimo, Fatio du Duillier, um erudito suíço.

 

Newton patrocinou muitos grupos de cientistas jovens com dinheiro que recebeu como director da Casa da Moeda. Foi o primeiro cientista a ser nomeado cavaleiro, em 1705, e foi presidente prepotente da Royal Society, embora no final da sua vida, dormitasse com frequência durante as reuniões. Foi sepultado na Abadia de Westminster como convinha a uma pessoa da sua grandeza.

SIR ISAAC NEWTON 01

SIR ISAAC NEWTON 02

SIR ISAAC NEWTON 03

SIR ISAAC NEWTON 04

 

Deixe um comentário